4

   Atendimento: +55 11 4055-9999
  
BUSQUE AQUI
O PRODUTO DESEJADO!

Notícias / Curiosidades


Vídeo - Espectrofotômetro Visível Digital
Leia mais

Curiosidade: Amargor de cerveja
Leia mais

Curiosidade: Biodiesel a Partir do Óleo Vegetal
Leia mais

Todo mundo fala do Nobel, mas quem foi ele?

26/10/2016

Inventor da dinamite, fabricante de explosivos, rotulado como "anjo da morte" e tachado pelo governo sueco como o estereótipo do cientista maluco. Como uma pessoa tão controversa se tornou sinônimo da paz mundial? Pois esse foi Alfred Bernhard Nobel, que nasceu em Estocolmo em 21 de outubro de 1833, exatamente 183 anos atrás.

Químico autodidata desde a adolescência, Nobel saiu da Suécia para se especializar na França, depois trabalhou nos Estados Unidos e ainda morou na Rússia. Foi durante seus estudos em Paris que teve o primeiro contato com a nitroglicerina, recém inventada pelo italiano Ascanio Sobrero. A partir daí, iniciou suas experiências a fim aperfeiçoar a substância altamente explosiva, de modo que ela pudesse ser utilizada para fins seguros e pacíficos.

Aos 26 anos, de volta ao seu país, Nobel realizava um dos testes rotineiros quando uma explosão inesperada acabou matando seu irmão caçula. O acidente despertou a preocupação do governo, que o proibiu de seguir com as pesquisas. O cientista não se deteve e continou até que, finalmente, chegou à forma pastosa da nitroglicerina. Essa descoberta resultou na invenção da dinamite e do detonador, inicialmente utilizados para auxiliar em grandes construções, como túneis e canais, por exemplo.

Além desse invento, Alfred Nobel registrou mais de 350 patentes, muitas delas não relacionadas com explosivos. Mas foi a fabricação dos artefatos que fez dele uma pessoa muito rica e influente no mundo todo. Ao fim da vida, ficou muito abalado quando constatou que sua principal criação estava sendo usada como arma de guerra, então decidiu deixar em testamento que a sua fortuna fosse destinada à uma organização que promovesse a paz no planeta.

Quatro anos após a morte do cientista, em 1900 surgiu a Fundação Nobel, responsável até hoje por uma das premiações mais importantes da história. Curiosa e contraditoriamente, Alfred odiava receber homenagens durante toda sua vida e uma das poucas de que se orgulhava era a Ordem Brasileira da Rosa, concedida pelo imperador Pedro II.

#Curiosidades #Ciência #Química #História #Conhecimento #Nobel #Suécia

#AlfredNobel #PrêmioNobel #Nitroglicerina #Dinamite #Explosão #Estocolmo

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

     

Diadema - SP - Brasil - Tel: +55 11 4055-9900 - vendas@quimis.com.br / tecnica2@quimis.com.br 
SAQ - Serviço de Atendimento Quimis - Clique aqui

 

Copyright © 2021 Quimis. Todos os direitos reservados.     GSC-inc | Made4u - Vitrine Virtual
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”,
concorda com a utilização de TODOS os cookies e com a nossa Política de Privacidade.