5

   Atendimento: +55 11 4055-9999
  
BUSQUE AQUI
O PRODUTO DESEJADO!

Notícias / Curiosidades


Complexo metálico de ouro inibe sobrevivência de Trypanosoma cruzi
Leia mais

Pesquisadores do INCT da Criosfera descrevem espécie de fungo azul da Antártica
Leia mais

Cloreto de Magnésio além do laboratório, veja os benefícios para a saúde
Leia mais

Cloreto de Magnésio além do laboratório, veja os benefícios para a saúde

06/01/2017

 

O magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. Apesar de ser tão importante, nossa maior fonte de consumo de magnésio - que são os alimentos - apresenta uma carência desse nutriente mineral. O solo pobre e o uso de produtos químicos nas plantações comprometem a absorção pelos vegetais de minerais como o magnésio; sem contar o problema da má alimentação decorrente de produtos industrializados... Isso faz com que muitas pessoas sofram de deficiência em magnésio ou hipomagnesemia, como explicado na matéria “Conheça a importância da ingestão adequada de magnésio em sua dieta”.

O que é o cloreto de magnésio?

Para contornar a falta desse mineral no corpo muitos optam pelo uso de suplementos farmacológicos pra incorporar à dieta diária. Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, mas o mais comum é o cloreto de magnésio (MgCl2).

O cloreto de magnésio é um sal inorgânico na forma natural de cristais incolores de sabor amargo e é encontrado em abundância dissolvido na água do mar. A Food Drug Administration, agência de alimentação e medicamentos dos Estados Unidos, considera o cloreto de magnésio uma substância segura para ser usada tanto como suplemento nutricional quanto como ingrediente alimentício. Porém, devido ao sabor amargo, não é comum na culinária.

Ao pesquisar na internet sobre cloreto de magnésio como suplemento nutricional, inúmeras opções de compra são apresentadas para diversos usos e tratamentos. Essa é a forma de consumo é a mais mais usual, pois o preço é mais acessível, é fácil achá-lo em farmácias, é facilmente absorvido pelo corpo e repõe rapidamente o nível de magnésio no corpo. Muitos desses suplementos de cloreto de magnésio vêm com a sigla PA (Puro para Análise), isso significa que esse produto é mais concentrado e melhor assimilado pelo corpo.

Benefícios do cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio serve para para tratar e prevenir nosso corpo de uma série de problemas, trazendo benefícios para a nossa saúde. Como o magnésio é utilizado em centenas de funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde. Veja alguns dos benefícios que o cloreto de magnésio pode trazer:

  1. Aumento das funções cerebrais. Estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória. Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro - ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.
  2. Fortalece os ossos. O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. Diversos estudos mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.
  3. Combate infecções. Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e fagocitose. Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.
  4. Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça. Estudos mostram que o magnésio é uma opção bem tolerável pelos pacientes, segura e barata para prevenir enxaquecas. Também se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.
  5. Prevenção ou tratamento contra perda de audição. A perda de audição é um problema relativamente comum e grande parte dos casos é resultado de distúrbios metabólicos. O exato processo realizado pelo magnésio não é totalmente conhecido, mas como é um tratamento seguro pode ser usado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente na perda auditiva induzida pelo ruído.
  6. Ameniza o estresse. A quantidade de magnésio no corpo está associado com o nível de estresse, quanto maior o estresse mais magnésio será perdido do nosso corpo. O magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela a hipomagnesemia e vice e versa.
  7. Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade. Estudos mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra a depressão e ansiedade.
  8. Reduz a intensidade de vícios. A administração de magnésio reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas pelo seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.
  9. Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.
  10. Combate asma em crianças. Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Além desses benefícios citados acima, o consumo de magnésio está sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas. O modo como o magnésio age em diferentes situações ainda não é totalmente compreendido, assim, há muito o que descobrir ainda. Mas lembre-se: apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio.

Como tomar cloreto de magnésio?

Para comprar o cloreto de magnésio é necessário buscar um lugar confiável, como farmácias ou sites na internet seguros, para garantir sua procedência. Você pode comprar o suplemento em cápsulas, pó ou líquido (gotas). O pó possui um gosto não muito agradável, portanto alguns optam por cápsulas, apesar de serem um pouco mais caras. O suplemento em cápsulas e em forma líquida devem ser ingerido com bastante água. Para tomar o cloreto de magnésio em pó é necessário sua diluição em água filtrada. Para tomar corretamente o cloreto de magnésio deve-se seguir as instruções da embalagem.

Contra-indicações

O cloreto de magnésio é considerada uma substância bastante segura, porém não é indicada para pessoas que possuam problemas nos rins, miastenia grave ou estejam com diarreia, pois o cloreto de magnésio tem propriedades laxativas.

Efeitos colaterais

O consumo do cloreto de magnésio geralmente é bem tolerado pela população, porém, em alguns casos, pode causar enjoo, vômito, diarreia. Se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.


Fonte: National Institute of Health e University of Adelaide
 
     

Diadema - SP - Brasil - Tel: +55 11 4055-9900 - vendas@quimis.com.br
SAQ - Serviço de Atendimento Quimis - Clique aqui

 

Copyright © 2014 Quimis. Todos os direitos reservados.